Funk – denominação original: estilo característico da música negra norte-americana.
Aqui no Brasil, significa: apologia as drogas, sexo e difamação da mulher.
Ele, adotado pelos negros norte-americanos, tinha uma batida suave e sexy. Já aqui, é uma batida ridícula e sempre a mesma, só colocam um mc (na minha época mc era abreviação de Mcdonalds), cantando algo em som de protesto, mas sempre em volta da marginalidade, do crime em geral (trabalhar pra que, a moda é roubar e matar PM).
Funkeiros – tradução: meliantes, semeantes da discórdia, é uma raça complicada. Adoram chamar a atenção e em suas músicas, sempre fazendo apologia as drogas, sexo e ao crime. Alguns grupos/mc’s, gostam de falar bastante sobre meninas novinhas e etc. Um ritmo que sempre se mantêm o mesmo. Triste são as mulheres que gostam disso e mesmo denegrindo sua imagem, gostam (gosta de ser chama de mulher da vida e chifruda).
Atualmente não é somente homem que gosta e que canta, mulher também. Há o funk pesado e o menos. Parei para ouvir uma música, de um grupo de mulheres do Rio de Janeiro, as “Gaiola das popozudas”:
Só me dava porrada!
E partia pra farra!
Eu ficava sozinha,esperando você
Eu gritava e chorava que nem uma maluca...
Valeu muito obrigado mas agora virei puta!
Eu lavava passava
Eu lavava passava...
tu não dava valor
tu não dava valor...
agora que eu sou puta você quer falar de amor.
Okay, já é demais. Uma mulher que canta uma coisa dessas e ainda, outra mulher que segue, acompanha um grupo desses, não se dá ao valor. A mensagem que essa música quer passar, é simples: A mulher era uma Amélia, se revoltou e resolveu virar uma puta. Quer dizer, se seu marido a trair, você vai e vira uma puta? Então, seria mais fácil virar uma mulher da vida de vez e pronto, porque quem nasceu para ser mulher, sabe se virar e não se rebaixa a tal nível, agora quem não nasceu o jeito é ter outro tipo – sujo – de vida.
Esta outra letra, que é do Mc Smith, chamou-me a atenção também:
Nós fecha nessa porra
No claro e no escuro
Nós roba, nós trafica
Nós não gosta de andar duro
É só de hornet pra cima
No bonde do caça tesouro
É só guerrilheiro bolado
Que anda trepado e pesado de ouro
Nós tem um montão de novinha
Pra todas nós perde uma prata
Nós da condição no bagulho
Se der a bu**** pra outro nós mata
Dono do ouro e da prata é Jesus
E ninguém leva nada da Terra
Ou seja: ele quer dizer que você não precisa trabalhar, entra para o mundo do crime e você se dá bem – boa sorte, otário.
É um jeito Robin Hood, de resolver as coisas, tirando dos ricos, para dar aos pobres. Não tem a capacidade de arrumar emprego.
Essas pragas, além de tudo, só andam com camisa de marca e em bonde, e o pior, escutando essa poluição sonora, em volume alto, martirizando as pessoas. O pior e em transporte publico, tortura
Fazem
Nenhum comentário:
Postar um comentário