15.7.10

Família e seus valores - perdidos.

Oi, boa noite, como vocês estão?
Estou bem, obrigada.

A imagem que eu escolhi, não era bem essa, mas o que vale é a mensagem que eu quero passar.

O tema que eu escolhi, é o que eu ando vendo e passando:

Os valores da família hoje em dia - perdidos.

Atualmente, você não vê uma família unida na mesa de jantar, todos juntos conversando e rindo juntos ou tentando resolver um problema, com uma conversa calma e tentando encontrar uma solução. Em algumas casas pode-se notar que, cada membro da família fica em um ambiente da casa. A mulher não fica mais perto do marido, não há mais aquele amor de verdade agora é cada um no seu canto ou todos resolveram ser "independentes", em alguns sentidos:

Resolver seus problemas sem intervenção de ninguém, fazer o que têm vontade sem pedir conselho e "se virar" e pronto.

Ninguém mais senta para conversar, tentar saber o que acontece.

Há algo também que atrapalha e MUITO, que é o famoso Orgulho e isso é um problema.
As pessoas andam egoístas, não querem compartilhar seus sentimentos e quando vamos ajudar, ainda acham ruim. Sentem medo, é esse outro ponto também.

Eu sinto falta dos antigos valores, sinto mesmo. Era tão gostoso quando na hora do café da manhã, todos se sentavam a mesa, oravam (ou não), rezavam (ou não) e conversavam, desejando um bom dia. Era até mais prazeroso comer ao lado das pessoas que te faziam sorrir. Era tão gostoso ver a união ali na mesa e tudo. Hoje cada um come em um lado, é independente e prefere ficar sozinho, reservado.
Na hora de comer, de acordar e de dormir, todo mundo junto, conversando e tentando saber como foi o dia, tentando resolver os problemas.

Era tão gostoso, quando se tinha um problema, um dia ruim e tinha com quem conversar a mãe, o pai ou um irmão ou irmã. Você sabia que tinha alguém para conversar, para poder compartilhar cada sentimento guardado. Se tinha, em quem confiar.

É mais fácil encontrar apoio, refúgio, em um estranho, um amigo, alguém de fora, do que algum parente. Contar seus sonhos, seus desejos, objetivos, sem que alguém diga a você que você não é capaz, que é besteira e te coloque pra baixo... Porque é o que acontece, infelizmente. Se você diz, por exemplo, que quer ser um médico, vão rir de você e dizer que não é capaz, e o mais triste é ouvir isso de um parente, sim, porque precisamos de um estimulo, de força para fazer o que queremos e às vezes a encontramos em quem confiamos em alguém próximo. Seria tão melhor se pessoas que convivem conosco "24 horas", pudessem nos ajudar, sem nos criticar ou nos arrancar a esperança, o "mundo" ou "as famílias", seriam melhores.

Família já diz tudo:

É união e isso, sinceramente? Não vejo em nenhuma hoje em dia. É raro você ver todos felizes, unidos. Até mesmo em datas importantes (eu pelo menos as considero), como o Natal (mesmo não acreditando muito no nascimento de Jesus do dia 25), elas se separam. Comem fora, ninguém fica junto na hora da ceia, isso é triste e sim, me incomoda.

Há pessoas que brigam em datas como essa, qualquer data importante que se reúna a família, sempre separadas.

Não existe família, e sim, pessoas independentes. Isso não é o que eu passo, mas o que eu posso ver na maioria das que eu convivo e história que ouço por aí.

O homem da casa, não toma a atitude de tirar umas férias e curtir só em família, tem que ser com todo mundo junto. Não tem prazer em ficar só com a esposa e o filho, ou mesmo se não tiver filho, somente com a Esposa. Promete ir a tal lugar e chega na hora inventa desculpa.

Eu quero e acredito que um dia, pelo menos a minha terá união, a união que em algumas não vejo mais. Quero fazer a diferença, e não mostrar a ninguém que existem valores, mas para mim mesma, que aquele vazio e aquela falta que eu tive da família, preencher com a minha.

O que acontece, é que ninguém ajuda ninguém, só sabem criticar, criticar e criticar. É mais fácil você buscar ajuda fora, do que com alguém na família. Filhos que não tentam ao menos, saber o que se passa com os pais, irmãos que não conversam entre si (isso sempre existiu, mas isso vem aumentando mais ainda).
Sinto falta de algumas coisas, mas pretendo um dia preenchê-las. Gostaria de resgatar isso e seria ótimo... Nem se fosse uma parte desse valor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário